Uma viagem improvável! De carro pela Eslováquia.

Poucas são as pessoas que, ao escolher um destino para férias, pensam na Eslováquia. Este pequeno país da Europa, encontra as suas fronteiras numa multipicidade de Países: Áustria, República Checa, Polónia, Hungria, Ucrânia.

É um país com uma grande beleza natural, diversidades paisagística e um património muito rico, fazendo com que uma viagem de carro seja repleta de surpresas deslumbrantes e aprendizagem.

Vamos começar pela sua Capital, Bratislava, cidade pequena, banhada pelo Danúbio e localizada na fronteira sul do País. Para aqui voam actualmente muitas companhias low cost, incluindo a Ryanair. Com uma combinação de dois voos desta companhia, chegamos facilmente e a preços bastante razoáveis a este cidade conhecida pelo seu castelo altaneio e pelas estátuas curiosas com que nos deparamos a cada esquina. A sua praça principal é um encanto e, com o chegar da primavera, as noites tornam-se muito animadas, cheias de pessoas bonitas, esplanadas e restaurantes com muito encanto e delicias para degustar, como as maravilhosas sopas de alho ou de tripa servidas em pão.

Praça Hlavné - Bratislava
Praça Hlavné – Bratislava
Sopa de alho servida em pão
Creme de alho no pão

O Arcebispado é o edifício mais bonito de Bratislava, com a sua fachada rosa e dourada neoclássica, mas o palácio Mirbach e a porta de S. Miguel não lhe ficam atrás. Não deixe de se deslocar à ponte nova, estrutura de aço suspensa num único pilar e assente na margem do Danubio. No seu topo há um restaurante a que se chega de elevador e que proporciona boas vistas sobre a cidade e o rio.

Mas vamos deixar a cidade, porque se Bratislava já é uma boa razão para visitar a Eslováquia, mais o é a sua paisagem rural, os majestosos castelos que encontramos a todo o momento e as suas pequenas vilas e cidades.

Na Eslováquia podemos viajar com muita facilidade e conforto, existe uma autoestrada de norte a sul do País e mesmo as estradas locais, são de elevada qualidade, muitas delas com um enquadramento paisagístico bucólico, encantador. O verde predomina e na primavera os montes e vales pintam-se de amarelo dos girassóis e de vermelho das papoilas. São muitas as árvores a ladear as estradas, muitas delas floridas.

Visite os castelos de Devín (junto ao Danúbio), de Oravsky, de Smolenice,de Beckov, de Bojnice (onde se realizam muitas festas), de Krásna Hôrka e o fabuloso Castelo de Spis na zona leste da Eslováquia (imponente, mas que foi vitima de um incêndio recentemente).

Picture 011
Castelo de Bojnice
100_0250
Castelo de Spis

Imperdíveis são os montes Tatras, principalmente para os amantes de paisagens com neve e de desportos de inverno. É uma região única e pitoresca, onde vale a pena admirar o cenário de montanha, os lagos resplandecentes e as cascatas.

Tatras.png
Montes Tatras
100_0374
Casa nos Montes Tatras

Este é um País cheio de história e de tradições. Não se podem perder os seus museus ao ar livre (skansen), nos quais podemos apreciar as casas tradicionais da Eslováquia como o da Aldeia Eslovaca em Martin, com mais de 100 casas, ou Pribylina e Zuberec com os seus museus etnográfico.

100_0050.jpg
“Aldeia Eslovaca” em Martin
100_0031
Habitante da “Aldeia Eslovaca”

 

Picture 416
Pribylina

Picture 408Picture 398

Em muitas aldeias da Eslováquia, é possível ver ainda centenárias construções de madeira muito bonitas, em que o uso de técnicas tradicionais dispensou o uso de qualquer prego. Não deixe de visitar Vlkolínec e Cicmany, com casas decoradas com motivos geométricos e com cores diversas. Parece que fazemos uma viagem no tempo quando percorremos as suas ruas. Também ao visitar a igreja protestante de madeira, Svaty Kírz, temos essa sensação.

100_0097
Cicmany
vol
Vlkolínec
igreja
Svaty Kírz

A Eslováquia é um país fiel às suas tradições e, salvo algumas zonas periféricas degradadas, as suas cidades mantêm a sua traça original, tendo-se preservado os edifícios, principalmente das zonas históricas. Visite Trencín, Zilina, Trnava, Levoca,Banská Bystrica,Kremnica, Bardejov, Kosice, Presov. Não se vai arrepender. Boa viagem!

 

 

Texto e fotografia: Jasmine

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s