A viagem das crianças

Vamos surpreender as nossas crianças, num País onde a diversão é garantida para os mais novos, mas não só! Um país repleto de oportunidades de divertimento e de fantasia, que vai agradar a crianças e pais.

carrossel
Tivoli

Estou a falar da Dinamarca, país do norte Europeu, cuja capital é Copenhaga, para onde podemos viajar do Porto a preços bastante convidativos através da Ryanair.

São muitos os parques de diversão existentes na Dinamarca, o mais conhecido é sem dúvida a Legoland, em Billund, mas existem outros que o vão encantar. Estou a falar do famoso Tivoli, localizado no centro de Copenhaga mesmo em frente à estação central e do Bakken, na periferia da capital.

O Tivoli foi inaugurado em 1843 e está dividido entre centro cultural, parque de atrações e país das maravilhas. Foi nele que se inspirou Walt Disney para a criação da Disneyland.

DSCF4006

Este parque é um verdadeiro encanto. Parece que entramos num  conto de fadas, a fantasia está presente a cada  esquina, assim como a diversão. Tem mais de 1000 árvores e cerca de 400 mil flores durante o verão. Durante a noite, fica iluminado com centenas de lâmpadas coloridas, o que torna este local ainda mais encantado! Nunca lá estive nesta época, mas dizem que no Natal o cenário é arrebatador.

Logo pela apresentação e simpatia dos porteiros se percebe que neste parque tudo está pensado de forma a fazer viver um ambiente de magia. Os mais velhos, são transportados de imediato à sua infância e ganham a coragem necessária para voltar a ser crianças.

Existem diversos carrosséis dispersos pelo parque, para todas as idades e níveis de “adrenalina”. Um dos mais conhecidos é o Mountain Coaster, construído em 1915. É uma das mais antigas montanhas russas de madeira que continua a funcionar hoje em dia. Outra montanha russa, The Demon, também é aconselhável a corajosos.

DSCF3958

É bem visível e conhecida roda de cadeirinhas –  The Star Flyer –  que foi inaugurada em 2006. Tem 80 metros de altura e oferece, a quem tiver audácia, uma vista panorâmica da cidade de Copenhaga.

DSCF3955

Muito popular é a Tivoli Youth Guard, um ícone cultural do Tivoli e uma oportunidade de educação musical para muitas crianças entre os 8 e os 16 anos. Vestidos com uniformes da guarda real dinamarquesa dão concertos, fazem paradas e representam o jardim em variados eventos.

Muitos são os espectáculos e performances neste parque: Tivoli Koncertsal é um espaço para  concertos de música clássica, no qual já actuaram grandes nomes da música clássica internacional. O Pantomimeteatret é um teatro ao ar livre, é como uma edifício de brincar construído em estilo chinês e com uma cortina dianteira que se desdobra como uma cauda de pavão.

DSCF3938
Pantomimeteatret

 

Durante os meses quentes de verão, são realizados concertos ao ar livre, tendo já passado por lá bandas como Roxette, the Smashing Pumpkins, Sting, the Beach Boys, Pet Shop Boys e diversos grupos dinamarqueses.

Facilmente se pode fazer uma refeição no Tivoli, uma vez que neste espaço temos mais de 30 restaurantes disponíveis. Também não lhe vão faltar locais para fazer compras. Há uma loja a cada esquina para levar uma recordação deste local inesquecível.

 

O Bakken parque é ainda mais antigo que o Tivoli. Foi fundado em 1583 e diz-se que é o parque de diversões mais antigo do mundo! Fica na periferia de Copenhaga, nas florestas de Dyrehaven e junto ao mar. Pode aceder a este parque de comboio ou de autocarro desde o centro de Copenhaga.

Tem cerca de 100 diversões, desde montanha russa a carroceis para crianças. A maior atracção é a sua montanha russa de madeira com 82 anos!!!!

montanha russa

Tem um circo e uma revista de cabaret. No seu recinto encontra mais de 40 cafés e restaurantes, mas muitas famílias optam por fazer um piquenique no seu espaço bastante aprazível. Este é sem dúvida um parque de lazer para toda a família. A entrada no parque é livre, mas as diversões são pagas.

Sente-se o seu ambiente histórico nostálgico, o verdadeiro charme dinamarquês! Recomendo a sua confeitaria, com uma decoração muito interessante e delícias que antes de conquistarem o nosso palato, já conquistaram a nossa visão.

Devido ao seu valor histórico e localização única (num parque natural), não é permitido que as grandes marcas tenham aqui o seu stand e os sinais em néon foram banidos. Em vez disso, encontramos uma mistura de estruturas de madeira coloridas, pequenas lojas independentes e barracas bastante peculiares.

bike 2

Podemos abrir uma excepção e deixar-nos mergulhar num “paraíso do açúcar” (perdoem-me os nutricionistas), de gelados, bebidas coloridas, pipocas e chupa-chupas bastante originais.

doces

 

Finalmente, a Legoland, tão desejada pelas crianças. Não me vou alongar muito a falar deste parque que tem a sua génese na Lego.

Legoland

O encanto das crianças é evidente, assim como a vontade não só de experimentar as dezenas de divertimentos existente, como visitar as muitas construções em lego que existem nos seus jardins (Mini land). Diria que são jardins de lego, que encantam filhos e pais.

São diversos os divertimentos:  Star Wars, Lego City, Knight’s Kingdom, Polar Land, Legoredo Town, Adventureland, Jungle Racers, Pirate boats, entre muitos outros. Na Traffic School as crianças, dos 2 aos 6 anos,  aprendem a conduzir em carros eléctricos Dupplo. É uma autêntica escola de condução, na qual as crianças aprendem e vivenciam as regras de transito e como circular na estrada, sendo que no final têm direito à sua primeira carta de condução.

 

A melhor solução para visitar este parque, caso esteja alojado em Copenhaga é viajar para Billund e ficar no Hotel Legoland. No entanto, para os madrugadores (como eu), é perfeitamente possível ir e regressar no mesmo dia. Também pode optar por ir de avião para o aeroporto de Bullind (mesmo ao lado do parque), mas é muito mais económico fazer a viagem de carro ou então de comboio até Vejle e daí apanhar o autocarro que pára à porta da Legoland. A viagem de carro dura cerca de 2,5 horas e a combinação comboio/autocarro 3 horas.

Para finalizar, nada como levar para casa uma pequena recordação desta experiência, que pode comprar numa das lojas do parque recheadas de caixas de legos (claro está) e de todo o merchandising da marca.

DSCF3624

Existem outros parques de diversão na Dinamarca, que gostaria de ter visitado. Por esta “amostra”, já fica bem claro que este é um bom destino para uma viagem em família, com crianças.

Divirtam-se!

Jasmim

 

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s