Ambiente Hygge: baixar a luz

Comprometi-me a falar, no decorrer deste Outono, dos principais eixos que sustentam o Hygge.

O ambiente e tudo o que nos rodeia são muito importantes. A regra é: baixar a luz!

Quer criar um ambiente Hygge lá em casa? Ficam algumas dicas:

Lareira: os dinamarqueses dizem que é a peça de arte aplicada mais hyggelig jamais concebida. Talvez seja o eixo do hygge por excelência. No inverno, é perto dela que nos sentamos a descansar, a sentir conforto e aconchego e a conviver.

Falamos em lareira, mas podemos falar em salamandras, recuperadores de calor, ou, na sua falta, de velas. O importante é a chama… o calor.

Nada como repousar ou ler um livro em frente a uma lareira.

Velas: se não existirem velas, não há hygge! Não há maneira mais rápida para criar um ambiente hygge do que acender velas.

Mais de metade dos dinamarqueses acende velas quase todos os dias no outono e no inverno. O ambiente torna-se mágico e mais acolhedor. Não concorda?

Candeeiros: há uma obsessão pela iluminação em geral, procurando escolher candeeiroDSCF7163s de forma criteriosa e colocando-os estrategicamente para criar círculos de luz apaziguante.

Quanto mais baixa for a temperatura da lâmpada, mais hygge é o candeeiro. Muitos candeeiros mais pequenos numa sala criam uma luz mais hyggelig do que um candeeiro grande no tecto. Crie nichos de luz nas suas divisões.

Objectos de madeira: há algo especial nas coisas feitas de madeira. O rangido suave do soalho quando o pisamos, uma cadeira de madeira junto à janela, a cama de madeira dos nossos antepassados.DSCF7192

Os brinquedos de madeira, tão comuns no tempo dos nossos avós, são tão especiais! Únicos.

A madeira faz-nos sentir mais perto da natureza: é simples e natural. Use e abuse!

Natureza: os dinamarqueses gostam de trazer a floresta para dentro de portas… Folhas, bolotas, paus, pinhas…

Nada como dar um passeio bem agasalhados (cachecol e gorro) numa tarde fria de outono e trazer para casa estes tesourinhos.

Livros: uma prateleira cheia de livros volumosos… Fazer uma pausa com um livro é muito hygge… Aproveite e releia os clássicos.

livros

Cerâmica: Uma chávena bonita, um bule, uma chaleira, uma caneca …

Vintage: as peças vintage são muito valorizadas. É uma aventura encontrar peças que se destacam no meio de velharias… Peças com história!

Os objectos têm valor sentimental e algo para contar. Recupere e reaproveite objectos de família. Não desperdice.

Mantas e almofada: chegamos a um dos aspectos que mais gosto do hygge. São peças fundamentais numa casa hygge, principalmente nos meses mais frios.

Sabe tão bem aninharmo-nos com uma manta quente e rodeados de almofadas e … relaxar.

Hyggekrog: sabe o que é? é um recanto na casa – o nosso preferido –  onde gostamos de ler um livro ou beber um chá, quem sabe escrever. Normalmente é junto a uma janela.

Na Dinamarca, muitas casas têm estes locais à janela, mas pode ser um cantinho na sala, basta juntar almofadas ou algo confortável para se sentar, assegurar uma iluminação suave, ter agasalhar-se com uma manta. Em suma, é o local onde nos sentimos mais confortáveis e aconchegados.

O hygge é sentir felicidade com as coisas simples da vida. Está criado o Ambiente!

4 comments

  1. Gostei muito e fiquei a saber que tenho uma casa com um ambiente hygge, pelo menos em alguns aspetos!
    Senão vejamos: as velas da sala são sempre acesas todas as noites, sem exceção, em todas as estações do ano e cria aquele ambiente que eu apelidava de romântico mas afinal é hygge! A lareira quando começa a ficar frio é sempre acesa nem que seja por uma bocadinho e livros não faltam cá em casa! Almofadas e mantas também não!
    É aproveitar!
    Aguardo as próximas dicas!

    Liked by 2 people

  2. Tu também és Hygge jasmim! Também apetece estar contigo! Obrigada, gostei muito de saber mais sobre esta forma de ser e estar! Não há nada como chegar a casa, não é? ❤️

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s