Outro eixo do hygge… a presença

A “presença” é outro eixo dos hygge do qual vos quero falar. Diria que, no fundo, é o de maior importância (pelo impacto que tem nas nossas vidas) e o mais difícil que seguir na actualidade.

Se no texto anterior vos dizia: “baixem a luz”, neste texto digo-vos “desliguem o telemóvel, os tablets… tudo o que vos torne ausentes”.

Pois… talvez seja este o principal desafio da actualidade!

Falo por mim, falo por nós, miúdas giras (umas mais que outras), falo por diferentes gerações… Existe uma dificuldade imensa em “desligar”, estar verdadeiramente presente. Uma dificuldade em escutar atentamente o que os nossos filhos nos estão a dizer quando estamos a ler o comentário no facebook ou o que nos dizem os amigos através do WhatsUp. As redes sociais aproximam-nos de quem está longe, mas distanciam-nos muito de quem está perto… e perde-se tanto!… Perde-se “presença”… Perdem-se momentos que são irrecuperáveis.

Este é um dos princípios do hygge… estar presente. Estarmos no momento, atribuindo-lhe todo o valor e todo o sentido. Estar, de facto, com quem estamos fisicamente. Escutar atentamente quem nos rodeia, o que nos querem transmitir, o que nos podem contar e ensinar.  Estar presente e tirar partido da presença. Nós, Seres Humanos, não nos podemos dar ao luxo de desaprender a fazê-lo!

O que é mais importante, o like que colocaram na nossa foto ou brincar com o nosso filho, conversar com o nosso marido, escutar um amigo? Devemos reflectir sobre isto e esforçarmo-nos por encontrar um equilíbrio na nossa vida em relação a esta questão. Não há nada que faça tão bem a uma criança como a atenção dos seus Pais, brincar com eles, conversar com eles, sentir que os escutam. Nada!

O hygge cultiva isto… um ambiente aconchegante, o calor do lar, um bolo acabado de fazer… uma boa conversa com amigos ou com a família. Jogar jogos de tabuleiro, de imitação, contar histórias, brincar…

Vamos fazer por isso? Vale a pena, porque há momentos que podiam ter acontecido e são irrecuperáveis.

E fico-me por aqui… Tenho coisas mais importantes para fazer.

 

 

 

 

 

4 comments

  1. Jasmim, obrigada por mais um eixo! Tão importante este e tão facilmente atropelado nos dias loucos que levamos! Fomos hyegges outro dia a jogar ao “um para cima e um para baixo” e ao “vou acampar e levo um filho”! Tu podias levar um filho! Eu levava-te a ti, jasmim! 😉

    Liked by 2 people

  2. Obrigada Jasmim por nos recordares de algo tão simples mas tão difícil nos dias de hoje! Confesso que é com tristeza que por vezes ouço a minha filha dizer-me: dás mais atenção ao WatsApp do que a mim…….Triste porque sei que por vezes ela tem razão: está a tentar dizer-me algo e eu, com mil e uma coisas na cabeça e a fazer outras tantas ao mesmo tempo, acabo por não escutá-la convenientemente e como ela merece! Vou esforçar-me por praticar mais esta vertente do Hygge para ser mais feliz e fazer mais felizes aqueles que mais amo!
    Um grato beijo!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s