Tirar prazer, sem culpas

Este eixo do hygge é completamente incompatível com dietas, produtos light, regimes para emagrecer. Na verdade, o hygge põe o prazer à frente de qualquer tentativa para perder uns quilos.

O hygge é puro prazer! Uma bebida quente de chocolate, café, chocolates, bolachas, bolos, guloseimas… Nham, nham! Implica sermos benevolentes connosco. Um mimo para nós e para os que nos rodeiam… Uma pausa nas exigências de uma vida saudável.

Os doces são hyggelige, os palitos de cenoura não!

As pipocas também são muito hyggelige, principalmente se as comermos todos da mesma tigela a ver um bom filme na televisão. Essencialmente, trata-se de pecarmos todos juntos!  Comer bolos em casa, no trabalho é muito bom, mas ainda melhor fazer os próprios bolos… O aroma que se espalha pela casa enquanto o bolo está no forno! Uma maravilha!  Meter as mãos na massa em casa é uma actividade higgelig, que se pode fazer sozinho, com família ou amigos. E uma chávena de café ou chocolate quente para aquecer as mãos e o coração no tempo frio? Sabe bem, não sabe?

coffee-and-cake

Não se pode comprar felicidade, mas pode comprar um bolo! Sabe porque se sente tão feliz quando entra numa confeitaria com os aromas tentadores de tudo o que está no balcão, todas as cores que aguçam o seu olhar e quando dá uma dentadinha no seu bolo favorito? No cérebro, temos uma parte chamada nucleus accumbens, que desempenha um papel importante no que toca ao prazer e motivação. Quando fazemos algo considerado compensador, o cérebro liberta uma substancia química que vai acionar a segregação de dopamina. É quando a dopamina é transferida das fibras nervosas para os receptores nas diferentes partes do cérebro que nós sentimos prazer.

Não podemos negar o poder de um bolo! A ideia de criar este blog decorre da inspiração trazida pelo sabor de uma fatia de bolo de cenoura, mas atenção, nada de exageros! Tudo o que é em excesso faz mal.

Outra característica da alimentação hygge é o tempo demorado na preparação de um prato. Preparar comida hygge é desfrutar de um processo vagaroso, lento, demorado. As compotas caseiras e a marmelada, por exemplo são muito hyggelige. No inverno, confeccionar algo no forno, que demore horas, também.

Bom apetite!

 

 

 

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s