Pais Modelo I

Screen Shot 2018-01-31 at 17.39.00.png

Somos o primeiro modelo das crianças enquanto pais.

Não vou dizer nada de novo, ser Pai ou Mãe , é o maior dos desafios e o mais maravilhoso de todos. Geramos um novo ser humano e criamos com ele a sua primeira relação, e a que vai ser a sua base de relacionamento com o mundo. Como não sentir o peso da responsabilidade?

E como transformar esse peso em algo realmente fantástico?

Sabemos hoje em dia que a nossa influência na criança tem uma absorção elevadíssima. Se isso é um facto, penso que é seguro dizer que o caminho é tornar essa “Modelagem” positiva.  Porque se as crianças copiam comportamentos, mais vale então que sejam positivos.  Existirá maior motivação para alterar um mau hábito do que os nossos filhos?

Escolha agora, algo pequeno, que faz, que o incomoda e considera um mau comportamento que pode ser copiado pelo seu filho.

Não tem que ser algo grande, como deixar de fumar, pode ser um pequeno hábito, como beber 1 litro de água, comer 1 peça de fruta ao dia.  Nas pequenas mudanças reside muitos vezes o maior impacto.

Lembre-se que a sua motivação é o seu filho, e estabeleça um plano: instale uma aplicação de controlo no telemóvel (sim elas existem), coloque lembretes, conte a alguém e faça essa experiência durante pelo menos 21 dias.

Venha contar-nos como correu! É na partilha que crescemos e os seus filhos agradecem.

Screen Shot 2018-01-31 at 17.55.41

Como tudo na vida, a forma positiva de olhar para esta responsabilidade, é saber o que, está realmente nas nossas mãos e sob o nosso controlo.

Segundo um provérbio Tibetano: Se o problema tem solução, não se preocupe, se não tem solução, para quê se preocupar?

Certíssimo!

Não somos pais perfeitos, nunca o seremos e não penso que seja esse o objectivo, por isso, vamos começar por nos relembramos disso, constantemente e diariamente.

Vamos partir nesta viagem, daqui, deste ponto, de imperfeição e aceitação.

Tal como os nossos filhos também não o são com todo o seu direito.

No próximo artigo vamos explorar-nos através de pequenos questionários, para ganharmos um maior conhecimento ou ideia que temos de nós próprios enquanto pais,  e também como criar objetivos para sermos melhores modelos enquanto pais.

Até já!

Elena

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s