Tal como prometido no último post vou dar-vos umas dicas de como fazer algumas peças num tear de pregos.
Vou começar por um trabalho muito fácil de fazer: caneleiras! Tem sido uma peça que tenho feito muitas vezes, quer para a minha filha levar para as atividades desportivas, quer para mim para levar para o Yoga e para algumas pessoas que me pediram.
Além de serem quentinhas, dão “aquele” toque especial numa roupa desportiva!
Para as fazer vão precisar do seguinte material que podem adquirir, a baixo custo, numa loja dos chineses:
– Um tear redondo com 24 pregos;
– Uma agulha própria para tear incluída no KIT do tear;
-Três novelos de lã de 50Gr.
Comecem por dar uma pequena laçada no pino que fica na lateral do tear pois é essa a marca que nos orienta para sabermos onde começamos e para podermos contar as carreiras efetuadas.
Depois rodeiem cada um dos pinos, a toda a volta do tear, com a lã; após concluírem a primeira volta continuem o mesmo processo mais uma volta.
Chegada ao fim a segunda volta, comecem a passar a lã da primeira carreira por cima da segunda carreira e por cima do respetivo pino de forma a ficarem com apenas uma carreira.
Dada a volta a todo o tear desta forma, voltem a rodear cada um dos pinos e repitam o procedimento de passar a lã de baixo para cima.
Após fazerem 20 carreiras, vamos iniciar o punho da caneleira:
Devolvam a linha da primeira carreira efetuada para o primeiro pino e assim sucessivamente até darem a volta ao tear.
As carreiras efetuadas vão ficar dobradas efetuando um pequeno punho.
Depois continuem a tricotar da forma que expliquei em cima (rodeando cada pino e passando o fio de lã de baixo para cima) e façam mais 60 carreiras.
Para fazerem o punho de cima, voltem a caneleira ao contrário e contem 20 carreiras de cima para baixo; chegada à 20ª carreira, devolvam ao primeiro pino toda a linha desta carreira, distribuída por cada um dos pinos.
Para retirar a caneleira do tear, rodeiem cada pino e passem de cima para baixo a lã mas em vez de esta ficar nesse pino passem-na para o pino seguinte e neste vão também passar a lã de baixo para cima e em vez de ficar nesse pino devolvem ao pino seguinte e assim sucessivamente até ao último pino.
Depois cortam a lã e puxam para ficar rematado.
No final, é apenas necessário efetuar uns pequenos remates para “esconder” as pontas da lã de baixo e de cima que ficaram soltas de forma a ficar perfeito.
E voilá: a caneleira está pronta!
Optei por fazer esta caneleira com uma lã mesclada colorida que acho que fica muito bem, por exemplo, com uns leggins pretos.
Quando faço as caneleiras de uma só cor ou com corres alternadas normalmente costumo utilizar outro tipo de ponto para fazer os punhos mas isso fica para um próximo post.
Experimentem e se tiverem alguma questão não deixem de a colocar no blog pois terei todo o gosto em explicar as dúvidas que possam surgir.
Vão ficar com uma peça personalizada, feita pelas vossas mãos e que mais ninguém tem!
Aguardo os vossos comentários!
Até breve!
A Bela