Hoje vou escrever-vos sobre alimentação, e de futuro talvez vos “massacre” um pouco com esta temática, uma vez que ocupa algum tempo dos meus pensamentos e da minha literatura.
Comecei a pensar e a interessar-me pela alimentação quando tive o meu primeiro filho e li sobre a introdução de alimentos ao bebé. Aprendi que o exemplo é a melhor forma de os ensinar. Nada mais motivacional que os nossos filhos para mudarmos para bons exemplos. Como nos explica aqui, e muito bem, a nossa Elena.
Fui comendo a sopa e a fruta junto com o meu bebé, e depois disso, tudo foi acontecendo devagarinho ( acho que é aqui que está o segredo), fui mudando a minha alimentação de forma prazerosa. Entendi, finalmente, a famosa máxima “Somos aquilo que comemos”. Senti na pele (literalmente), que os alimentos têm influência direta na nossa disposição e energia. E adorei sentir-me assim.
Por isso concordo quando dizem que a melhor dieta de todas não é uma dieta. É um estilo de vida. Concordo quando dizem que antes de mudarmos a nossa alimentação temos de mudar o nosso pensamento.
Comer bem não é para emagrecer, é para viver bem.
Treinar não é para emagrecer, é para viver bem.
Os efeitos secundários de viver bem: emagrecer (o que nós agradecemos e aceitamos de bom grado).
Quase sempre desistimos das dietas pois não entendemos a verdadeira essência da reeducação alimentar. Por isso eu digo não às dietas e sim à reeducação alimentar. Se adquirirmos um pequeno hábito para a vida, vale mais que qualquer dieta.
Dicas práticas:
- Se for usuário de redes sociais siga aquelas páginas de alimentação saudável. Somos influenciados por aquilo que vemos, portanto rodeemo-nos daquilo que queremos (isto vale para tudo, não só para a alimentação). A sério que resulta.
- Compre para a sua despensa de casa só a alimentação que pretende fazer. Assim, naqueles dias de gula tipo “Ambrósio apetecia-me algo”, vai ter de se desenrascar e fazer a comida mais gostosa possível com o que tem em casa, e talvez se surpreenda.
Conseguem imaginar o meu orgulho na caixa do supermercado?
Cinderela
Queria um saco de compras igual pf! Cá em casa somos 4! Somos o que comemos e comemos o que somos! Ora bem, cinderela vou te seguir!
GostarGostar
[…] e para quem leu o meu post sobre Alimentação de Cinderela sabe que dou o exemplo aos meus bebés e que vou reeducando a minha alimentação com a ajuda deles. […]
GostarGostar
Concordo quando voce diz que comer bem nao e para emagrecer, mas para ser saudável! Todo o resto e consequência! Amei o texto. Vem conhecer o nosso blog, tenho certeza que vai amar!
GostarGostar