A minha praia

A minha praia tinha um areal muito grande e um mar muito bravo. A areia era grossa e em dias de mar picado até tinha muitas pedrinhas. Na minha praia a maior parte das vezes estava vento, vento norte, para gente rija do norte. E o mar estava a 16 graus, em dias bons. Mas nós tomávamos sempre banho, mesmo quando estava bandeira amarela a virar para vermelha. Na minha praia havia uma bola de nívea e nós subíamos, uns com mais medo do que outros, e saltávamos cá para baixo. Eu, nas vezes em que ganhava coragem para o fazer, ficava muito orgulhosa de mim! Na minha praia havia barracas e as nossas eram a última e penúltima da fila, a última era virada para o mar. As barracas, eram o nosso ponto de encontro e lá acontecia de tudo! Jogávamos king, dormíamos sonecas, com a cadeira de madeira da praia virada ao contrário a fazer de encosto, ouvíamos música, conversamos de tudo e de nada, as avós faziam malha ou croché e comíamos bolacha americana. Fiz kms na minha praia, junto ao mar, para apanhar “beijinhos”. Cantei “marzinho traz-me um beijinho, trás, trás, trás”, vezes sem fim. Perdi-me e voltei-me a achar na minha praia, horas, a apanhar beijinhos (hoje sei o quanto me acalma e me faz sorrir esta brincadeira na praia). Casei-me, anos mais tarde com alguém que gosta tanto como eu de apanhar beijinhos e claro que as nossas filhas enfim,….filho de peixe sabe nadar!

A minha praia não era de areia branca, nem de mar verde água, mas é a praia mais bonita do mundo. Vá, das mais bonitas do mundo! Lá fiz-me gente, venci medos, venci frio (e não foi pouco porque o nevoeiro gela), fiz amigos, ganhei o meu lugar na mesa do king, partilhei lanches e gelados, e fui infinitamente feliz. Sempre feliz, sem horas, sem pressas, com fins de tarde de ver o sol a ir embora, com manhãs de maré vasa, fui e vim a pé, de lambreta, de bicicleta. Tudo isto, até Setembro.

Em Setembro as outras barracas iam todas para lavar (até ao Verão seguinte), mas a nossa ficava. Ficou anos sozinha, a única barraca da praia, até ao último raio de sol antes do início das aulas. Setembro, na minha praia, era “o Setembro”. Só nós. Nós, as marés vivas e a brisa molhada das ondas grandes que chegavam à barraca e deixavam aquela espuma branca “de Setembro”. Era esse mar bravo que nos ajudava a deixar o Setembro partir e a voltar para um ano novo de escola que aí vinha. E no ano seguinte? Tudo de novo outra vez. O Verão, demorava muito tempo e era tão bom, na minha praia.

Hoje tenho mais uma praia. A da Granja. Esta também já é minha. E tem o mesmo encanto, foi ganhando o seu lugar, o seu cheiro, os seus momentos e as suas memórias quentes, boas e suaves que me aquecem o inverno e me dão força até ao próximo verão… (que este ano parece longe de estar a chegar).

Pocahontas

3 comments

  1. Que saudades da tua praia que, de quando em vez, também “era minha”! Conhecia tão bem a tua praia e não te conhecia a ti! Que pena …..
    De frente para o mar, “a minha praia” ficava do lado esquerdo do esporão e a tua do lado direito! Na minha praia passava o tempo com os meus amigos surfistas mas quando queria verdadeira adrenalina dirigia-me à tua praia para entrar naquele mar bravo, apanhar aquelas ondas gigantes e vir a rebolar no meio delas às gargalhadas até àquela areia grossa de que falas! Que saudades dos tempos em que o “tempo” passava devagar e tínhamos tempo para tudo! Que saudades do tempo em que começava a fazer praia em março e só acabava com o inicio do novo ano letivo! Que boas recordações! Fui muito feliz na tua praia e aquele areal guarda muitos “segredos” que recordo com carinho……
    Obrigada por me fazeres recordares esses bons momentos da minha vida!
    Aquele beijo!

    Gostar

    • Sorri bela ❤️ já estava escrito naquele areal grande que íamos ser assim “chegadinhas”. Gente que partilha a nossa praia, é gente rija! Que bom que temos está boa memória juntas! Também eu ia a tua praia, porque às vezes queria dar um mergulho a sério, daqueles onde se podia nadar e tudo na baía….

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s