Papas caseiras para bebés (e não só)

O meu bebé já fez 6 meses e chegou a hora de introduzir novos alimentos.

Muitos são os pais que ficam surpreendidos quando sabem a quantidade exorbitante de açúcar que as papas de pacote vendidas no supermercado têm (rondam todas os 30% de açúcar) e, assim sendo, há uma procura cada vez maior por soluções mais saudáveis quando se trata dos nossos bebés! As papas caseiras são uma óptima opção, além disso, são uma solução muito mais económica. Desengane-se se pensa que terá muito trabalho, pois leva praticamente o mesmo tempo de preparação de uma papa de pacote de supermercado.

Para começar a fazer papa caseira recomendo começar pelas mais simples:

Papas de aveia com fruta para o bebé

Ingredientes:

  • 2 ou 3 colheres de sopa de aveia
  • 1 peça de fruta descascada, descaroçada e ralada
  • água ou leite (leite materno, adaptado, animal ou vegetal)

Instruções:

  1. Num tacho deitar a aveia com um pouco de água ou leite (por forma a cobrir os cereais) acrescentando lentamente até ficar na consistência que pretende para papa. Normalmente, deixo bem grossa uma vez que, ao adicionar a fruta, acaba por ficar menos consistente (mas fica ao critério de cada um).
  2. Dissolva a aveia, mexendo muito bem, de forma contínua, para não deixar grumos, para não colar ao tacho ou, mesmo, queimar. Pela minha experiência, acreditem que têm mesmo de estar sempre a mexer durante uns 2 ou 3 minutos.
  3. Retirar do lume e acrescentar a fruta ralada.

Eu optei por esta receita, numa fase inicial, para o bebé adaptar-se aos sabores mais simples e naturais, mas para bebés mais “esquisitos” ou para quem está a fazer uma transição das papas de supermercado para as papas caseiras pode sempre optar pelo seguinte:

  1. Colocar a fruta inteira num tacho com água ou leite e cozer tudo em conjunto, e posteriormente adicionar a aveia. Mesmo frutas como a banana e a papaia, quando cozidas com os cereais, o calor intensifica o doce natural da fruta e, assim, a papa fica mais docinha – (mais uma vez ficará ao vosso critério, em função do gosto de cada bebé). Com a cozedura a fruta perde alguns nutrientes, no entanto, se esta é apenas uma pequena porção da fruta diária que o bebé consome, a meu ver, não é comprometedor.
  2. Por fim, ralar tudo.

IMG_4043

Depois de experimentar estas receitas, espero eu, com sucesso, pode começar a explorar outro tipo de cereais e misturar outros alimentos, tendo sempre em conta que podemos introduzir ao bebé outros nutrientes diversificados e ao seu gosto. Deixo abaixo exemplos de alimentos a explorar:

  1. Cereais:

Trigo; milho; aveia; espelta; millet; quinoa; arroz; sarraceno; alfarroba, etc.

Existe um sem fim de cereais que podemos usar. Por norma compro nos hipermercados, na área de produtos dietéticos. O ideal será fazer as papas com flocos ou com os próprios cereais e não com farinhas, pois as farinhas são normalmente processadas e, por isso, perdem nutrientes.

  1. Fruta:

Maçã; Pêra; Banana; Manga; Papaia; Pêssego; Ameixa; etc, (todas, diria eu).

Adiciono sempre pelo menos uma qualidade de fruta. É uma óptima forma de utilizar aquela peça de fruta já bastante madura a que todos fazem vista grossa na fruteira.

  1. Adoçar e temperar:

Tâmaras naturais (sem banho de glicose), ameixas secas naturais, alperces secos naturais, sultanas, mel, coco ralado, canela, etc. Acrescente durante a cozedura do cereal e rale no fim.

Mães que ainda não arriscaram, arrisquem, sem medos, e aventurem-se a fazer uma papa caseira. É tão fácil, saudável e barato!

Entretanto, e para quem leu o meu post sobre Alimentação de Cinderela sabe que dou o exemplo aos meus bebés e que vou reeducando a minha alimentação com a ajuda deles. Então deixo-vos aqui também a receita adaptada para mim, qual seja, um dos meus pequenos almoços favoritos. Experimentem. Eu fico saciada a manhã toda.

Papas de aveia para a Mamã

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de aveia
  • bebida (eu uso de arroz, soja ou amêndoa, mas pode ser água ou leite)
  • mel e canela
  • Frutos secos e cacau

Instruções:

  1. Num tacho deitar a aveia com um pouco de leite, por forma a cobrir os cereais, aumentado a bebida consoante a consistência que pretender da papa, mel e canela. Dissolver a aveia, mexendo muito bem, de forma contínua, para não ganhar grumos, colar ao tacho ou queimar.
  2. Retirar do lume e decorar com 3 ou 4 frutos secos e um quadradinho de chocolate de cacau ( 90% cacau).

IMG_3852

Olhem lá o quadradinho de chocolate (CACAU 90%) a derreter no meio da aveia! Curiosas?!

Nota: Para qualquer introdução ou alteração alimentar do seu bebé consulte sempre o pediatra.

Cinderela ❤

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s