Vamos tirar as tampas dos frascos?

Imagine um pai que desde cedo diz a uma criança que ela não tem jeito para algo, seja para a matemática, para as artes plásticas, para a música… O que vai acontecer a esta criança? Ela vai acreditar que de facto não tem jeito, não sabe ou não consegue aprender essa matéria.

Desta forma estamos a condicionar a criança. Se o pai, ou a mãe, lhe dizem ou comentam com alguém na sua frente, que ela não tem jeito para a música, ela vai acreditar ao longo da sua vida que nunca tocará um instrumento,  mesmo que nunca tenha tentado.

Devemos ter muito cuidado com a forma como condicionamos o pensamento das nossas crianças desde cedo e evitar criar certas “crenças” que poderão impedir, quem sabe, a descoberta de um talento.

Incentive o seu filho, não lhe coloque “rótulos”. Se estiver sempre a dizer que o seu filho é mau a matemática, esteja certo que ele vai, de facto, ser mau a matemática. Até porque acredita que não há outra possibilidade senão essa.

A propósito, sabe como amestrar uma pulga? Primeiro feche a pulga dentro de um frasco e como é óbvio ela vai começar a saltar repetidamente para sair, batendo na tampa do frasco. Ao fim de muitas tentativas ela vai acabar por desistir e deixa de saltar. Nesse momento pode tirar a tampa para sempre, porque ela nunca mais vai sair do frasco. Porquê? Porque ela acredita que não pode sair, que tem essa limitação (que a tampa está lá sempre).

Vamos tirar as tampas dos frascos?

Jasmim

 

4 comments

  1. Adoro “destampar” as garrafas! Sou totalmente apologista desta forma de estar! Devemos incentivar e abrir horizontes e não condicionar as aptidões (cada vez maiores e mais desenvolvidas) das nossas crianças! É nessa senda e com esse propósito que, dentro das minhas possibilidades, tento proporcionar experiências salutares aos meus amados filhos!

    Liked by 2 people

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s