Gastando tempo…

Vou falar de algo que é muito característico em Portugal: ficar até tarde no trabalho… ir para além ou muito além do PNT (período normal de trabalho) diário sem qualquer necessidade.

Este comportamento tem tido tendência a reduzir no nosso país. É notório que as novas gerações valorizam muito mais o equilíbrio entre a vida privada e profissional… E fazem muito bem! No entanto, parece-me que é ainda muito característico no nosso país e que está enraizado no nosso pensamento a ideia de que quem trabalha muito (leia-se muitas horas) é que é um bom profissional.

O pior é que o que eu vejo muitas vezes nas organizações! As pessoas ficam até tarde por causa do que pensam os colegas, por causa do que pensa o chefe, por causa do que elas próprias pensam… Não porque precisam! O que os outros pensam é o que por vezes não nos deixa ser mais felizes e viver melhor a vida….Controlamos o que dizemos e o que fazemos por causa do que os outros pensam.

Ou então ficam até tarde porque não se concentram no trabalho durante o dia (muitos perdem tempo nas conversas de corredor e noutras actividades) ou porque não sabem gerir o seu tempo e as suas agendas.

Quem paga? As famílias, quem mais precisa de nós e quem realmente importa (acho que à medida que o tempo avança temos mais esta consciência)

Na minha opinião, temos de alterar esta tendência em Portugal. O melhor trabalhador não é aquele que fica até mais tarde, definitivamente! O melhor trabalhador é quem apresenta resultados, é quem “veste a camisola”, é quem tem uma atitude positiva e construtiva para com a Organização e para com o seu trabalho. É quem em menos horas faz mais… e bem… e acrescenta, de facto, valor.

As chefias deveriam estar conscientes disto… Deviam saber o significado de “presentismo” e como ele pode ser negativo para uma Organização.

As pessoas devem ter consciência que o descanso e o lazer são necessários. É isso que nos permite estar concentrados no trabalho. Pessoas cansadas não são criativas, não são animadas, não são boas colegas de trabalho, não são produtivas, não são felizes! Arrastam-se!…

Já agora… porque estou umas mãos largas, o fim-de-semana deveria ter 3 dias. Estou a pensar seriamente fazer uma petição nesse sentido, o que acham?!!!!! Um dia para relaxar e abstrair do trabalho, um dia para aproveitar e um dia para nos prepararmos e consciencializarmos para uma nova semana de trabalho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s